sexta-feira, 13 de março de 2009

indecências

Lista dos mais ricos do Mundo inclui um traficante de droga

Bill Gates, fundador da Microsoft, voltou a ser o homem mais rico do Mundo, com uma fortuna de 40 mil milhões de dólares, divulgou hoje a revista Forbes que, pela primeira vez, integra um traficante de droga da sua lista. É o mexicano Joaquín Guzmán Loera, com uma fortuna de mil milhões de dólares.

Joaquín Guzmán Loera, líder do cartel de Sinaloa, "é um dos maiores traficantes de cocaína dos Estados Unidos", afirmou a coordenadora do estudo, Luísa Kroll, que durante a apresentação sublinhou ainda que as autoridades dos EUA oferecem cinco milhões de dólares de recompensa pelo narcotraficante, cuja "situação financeira é bastante boa".

Conhecido como "El Chapo" Guzmán, o traficante mexicano é um dos 38 novos rostos a figurar nesta selecta lista, em que estão representados mais de 50 países e que, para ser seleccionado, cada um dos magnatas tem de ter pelo menos mil milhões de dólares.

Segundo a revista Forbes, Bill Gates, fundador da Microsoft, voltou a ser o homem mais rico do mundo, com uma fortuna de 40 mil milhões de dólares (31.2 mil milhões de euros), apesar da crise económica global que reduziu o número de milionários do planeta.
"Não é uma surpresa que os milionários tenham sido afectados pela economia mundial", disse hoje Steve Forbes, presidente e conselheiro delegado da revista Forbes.

Lista dos mais ricos passa de 1.125 para 793 nomes

No ano passado, Bill Gates estava no terceiro lugar do clube dos multimilionários, tendo perdido 18 mil milhões de dólares (14 mil milhões de euros) de um ano para o outro, sobretudo devido à desvalorização de 45 por cento das acções da Microsoft.

Warren Buffet, com 37 milhões de dólares (28.9 mil milhões de euros), perdeu a liderança que tinha em 2008, depois dos 13 anos em que Gates se manteve na primeira posição.

Buffet perdeu 25 mil milhões de dólares (19.5 mil milhões de euros) e é o segundo homem mais rico do mundo.

O empresário mexicano Calos Slim Helu, com uma riqueza de 35 mil milhões de dólares (27.3 mil milhões de euros), ocupa a terceira posição do clube dos mais ricos do mundo.

Em quarto lugar está o estudante norte-americano Lawrence Ellison, co-fundador e conselheiro da Oracle, com uma riqueza de 22.500 milhões de dólares (17.6 mil milhões de euros).

O quinto homem mais rico do planeta é o sueco Ingvar Kamprad, com 22 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), fruto do negócio da companhia de mobiliário e acessórios para a casa Ikea.

A lista dos multimilionários de 2009 é composta por 793 empresários, sendo que no ano passado a lista tinha 1.125 nomes.

Lusa

noticia, e não fotos, retirada de SIC Online

... diluída a fronteira entre a "riqueza legal" e a "riqueza ilegal" está toda do mesmo lado.